COMPRE EM 6 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

MENU

COMO PLANTAR

1. Propagação em viveiro
As plântulas podem ser produzidas em germinadores ou diretamente em sacos plásticos dentro de viveiros, para posterior plantio no local definitivo. Para tanto, deve-se construir os viveiros a pleno sol, sem nenhum tipo de cobertura, já que as plantas são favorecidas pela luz e não toleram sombra intensa (MARTINEZ, 2002).
Nos germinadores, deve-se utilizar solo com alto conteúdo de matéria orgânica, para favorecer a aeração e evitar o encharcamento das sementes. Nesse manejo, as sementes selecionadas são colocadas na areia e são irrigadas preferencialmente por nebulização, e podem ser cobertas com material leve para impedir perdas de umidade na fase inicial da germinação (MARTINEZ, 2002).
Na utilização de sacos plásticos de polietileno de 10 x 25 cm, as sementes são colocadas a uma profundidade de 2,5 cm em substrato com combinação de 30% solo + 40% matéria orgânica + 30% areia. Antes, pode-se também colocar as sementes entre duas mantas úmidas de papel grossos ou tecido até que os cotilédones iniciem sua saída da casca (cerca de sete dias depois) e depois transportar as sementes para os sacos plásticos (MARTINEZ, 2002). Em geral, as mudas devem permanecer no viveiro por aproximadamente três meses, quando atingem 30 a 50 cm e estarão prontas para serem levadas ao campo (transplantadas).

2. Espaçamento e transplante
Para o plantio das mudas no campo, deve-se retirá-las dos sacos de polietileno somente na hora do plantio, evitando-se assim perdas de seu substrato e de sua umidade (MARTINEZ, 2002).
O espaçamento de plantio varia em função do objetivo da produção do nim, das condições ambientais e do manejo a ser utilizado na cultura (IAPAR, 2006a). Além disso, deve-se lembrar que para o nim, quanto maior a quantidade de luz solar recebida, maior é seu desenvolvimento vegetativo e, portanto, alta produção de sementes por ano e de qualidade da madeira (IAPAR, 2006b).
Normalmente, para a produção de sementes, recomenda-se o espaçamento de 7 m entre fileiras x 5 a 8 m entre árvores, com o maior espaçamento nas regiões mais quentes; para a produção de madeira, usa-se 8 x 8 m (IAPAR, 2006a).

Podas
O nim necessita de podas para se conduzir o tronco sem ramos até que chegue a 2 m de altura (IAPAR, 2006a). Desse modo, realiza-se uma poda de formação nas plantas enquanto jovens, para que alcancem a forma desejada, e para que haja a formação de um tronco reto; posteriormente faz-se uma poda de produção nas árvores já adultas, por volta do terceiro ano, ou após a primeira colheita, com o intuito de estabilizar a produção (MARTINEZ, 2002). O ponteiro apical pode ser cortado quando a planta alcançar 4 a 5 m de altura, fazendo com que a árvore não se torne muito alta e a copa se desenvolva melhor (IAPAR, 2006a).

Produção

Em condições favoráveis, as árvores iniciam sua floração dois a três anos após seu plantio, atingindo produção de 2,4 a 8,0 kg por árvore. Em geral, a frutificação ocorre uma vez por ano. Contudo, dependendo do clima, principalmente da temperatura, pode realizar-se duas colheitas por ano. O rendimento dos frutos varia entre 30 e 50 kg árvore-1 devido à temperatura, à umidade, ao tipo de solo e genótipo. Normalmente, 50 kg de frutos maduros têm cerca de 30 kg de sementes que produzem 6 kg de óleo e 21 kg de pasta (CNPAF, 2006)

Colheita dos frutos

O ponto ideal de colheita é quando os frutos começam a amadurecer, ou seja, passam da cor verde para a amarela. Para a maior qualidade das sementes e dos extratos, a colheita dos frutos deve ser feita diretamente nos ramos, cortando-se os cachos quando cerca de 50% dos frutos se encontrarem amarelos (maduros) (IAPAR, 2006a). Os cachos de frutos devem ser colocados à sombra até que termine o processo de maturação. Só então será feito o despolpamento e a secagem das sementes (IAPAR, 2006a). Com a colheita do fruto e posterior secagem das sementes, é possível obter o pó da semente, o óleo puro, o óleo emulsionável, repelente de mosquitos, xampus, sabonetes e cremes dentais. A colheita de folhas do nim pode ser realizada durante o ano todo para o preparo de extratos das folhas, que pode ser feito tanto com folhas secas quanto com folhas ‘in natura’ (MARTINEZ, 2002).
Despolpamento e secagem das sementes
O despolpamento e secagem das sementes devem ser feitos adequadamente e logo após a colheita, pois esse processo é de fundamental importância para a germinação das sementes, para a conservação do teor de azadiractina e para a qualidade dos produtos que serão obtidos (MARTINEZ, 2002).
As sementes de nim geralmente perdem a capacidade de germinar a partir de 3 a 4 semanas depois de colhidas. Além disso, se não forem despolpadas, lavadas, secas e guardadas de maneira correta, podem mofar e se tornarão imprestáveis tanto para o plantio como para os outros usos. Por esta razão, para produzir mudas ou para extrair óleo, é necessário muito cuidado durante a colheita, seleção, despolpa, lavagem, secagem e armazenagem das sementes, para que os produtos obtidos tenham qualidade garantida. (ESPLAR, 2006).
Para facilitar o despolpamento, recomenda-se que os frutos sejam submersos em água por algumas horas antes de serem despolpados, para amaciar e suavizar a polpa, para em seguida ser possível realizar a lavagem das sementes com água para se extrair as substâncias açucaradas restantes (MARTINEZ, 2002).
As sementes devem ser secas antes do armazenamento, longe do contato direto com o chão, para evitar que esquentem demais. É necessário um dia de pleno sol, revolvendo as sementes duas vezes, e, depois as colocando à sombra em camadas finas, para se eliminar a umidade remanescente. A secagem deve prosseguir até as sementes adquirirem cor marrom clara ou escura e com umidade de 15%. Para um armazenamento mais prolongado, a umidade deve ficar ao redor de 8%, quando estarão prontas para o plantio, armazenamento ou para a produção de óleo. Cada kilograma de sementes secas contém ao redor de 3 mil sementes (MARTINEZ, 2002).

Nenhum comentário: